trem-anima

 

 
Cuidar da saúde é um fator primordial na vida de todos os indivíduos. Pensando nisso, em homenagem ao dia do Ferroviário, na terça-feira (30), a Administração Central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU AC) participou da Campanha de Vacinação, em Brasília. Idealizado pela Gerencia Técnica de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Gedes), o evento aconteceu no 9º andar da empresa e teve como meta a imunização contra o vírus da Influenza. As unidades de Recife e João Pessoa também aderiram a campanha.
 
“É muito gratificante perceber que nossos colaboradores estão engajados para cuidar da saúde. Empregados saudáveis é sinônimo de empresa saudável. Hoje foi mais um marco para a CBTU, que por meio da campanha do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, ofertou o combate contra o vírus da Influenza. Também foi muito bom receber o Zé Gotinha aqui”, salientou o diretor-presidente, José Marques.
 
 
De acordo com a Adriana Bressanin, gerente da Gedes, a CBTU ofereceu mais que vacinas. “Proporcionamos proteção para todos os colaboradores. Valorizamos a saúde e o bem-estar de cada um aqui na Companhia. Ao garantir que a equipe esteja saudável, especialmente durante a temporada de gripe, estamos ajudando a manter não apenas a saúde física, mas também o equilíbrio emocional dos empregados. Isso reflete nosso compromisso contínuo em criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, onde todos possam se sentir cuidados e apoiados”, finalizou.
 
No local estavam presentes quatro mulheres da Secretaria de Saúde do Distrito Federal que realizaram tanto o cadastro dos empregados como a vacinação e a presença do Zé Gotinha, maior símbolo da vacinação no Brasil. Segundo a enfermeira Marisa Leandro, chefe do núcleo de vigilância da Secretaria de Saúde, é necessário manter-se sempre imunizado. “O intuito da prevenção é a vacinação, mesmo. É uma doença que está aí e que bate na porta todo ano. Focamos em grupos prioritários e a CBTU é um deles”, disse.
 
 
Sobre o vírus Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1).
Fonte: Ministério da Saúde.